Exames para Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa causada pela morte de células cerebrais, e se apresenta, no geral, como demência. No entanto, uma definição para demência é o conjunto de síndromes cerebrais que afetam a memória, o pensamento, o comportamento e a emoção; dentre elas, o Alzheimer é a mais comum gerando entre 60 e 70% dos diagnósticos.

Um dos fatores de riscos para o desenvolvimento da doença de Alzheimer é genético, além de outras causas como estilo de vida e da idade da pessoa. Há também a possibilidade de que fatores genéticos em conjunto com fatores de risco desencadeiem o surgimento da doença.

Contudo, existe uma forma rara da doença de Alzheimer que é transmitida de forma genética e hereditária, chamada de ‘Doença de Alzheimer Familiar’, em que, se um de seus progenitores tem a mutação genética, cada filho terá 50% de probabilidade de desenvolver a doença.

Dentro de nossos exames, fornecemos diagnósticos que são realizados por meio de coletas de sangue e que auxiliam na detecção de polimorfismos ou condições genéticas relacionadas diretamente a genes que influenciam ao desenvolvimento do Alzheimer.